NOTÍCIAS

Zoos da Europa fazem chegar mais de 40 aves ao único Parque Ornitológico de Portugal


Holanda, Alemanha, França e Espanha são países de “origem” das novas espécies

Zoo de Barcelona, Zoo de Berlim, Zoo de Colónia, Burger Zoo (NL) e Dierenpark Emmen (NL) são alguns dos mais importantes e emblemáticos parques zoológicos da Europa e que, ao abrigo dos protocolos de intercâmbios estabelecidos entre estes equipamentos a nível internacional, contribuem agora para um importante acréscimo da coleção do único Parque Ornitológico do País – o Zoo de Lourosa.

Ao longo das últimas semanas têm chegado aves de novas espécies e algumas já existentes que vêm fazer crescer a coleção do POL em número, em diferenciação e em expressão de possíveis casais procriadores de algumas espécies ameaçadas. Ao todo, e até agora, são exatamente 42 aves que chegaram aos habitats do Zoo, nas últimas semanas e que, após o período de quarentena e avaliação veterinária obrigatórios, passam para a área visitável.

De entre as grandes novidades destacamos a vinda de um Tachã, uma ave originária da América do Sul, que se distingue na coleção do Zoo pelas suas peculiares e diferentes características face às já existentes. Esta ave irá habitar a mais nova e recém-inaugurada instalação do POL que recria um ambiente de florestas tropicais, mangais e estuários onde habitam aves do continente sul-americano e onde se destaca mais uma novidade – a Íbis Escarlate.

Outro das novas atrações é um casal, ainda juvenil, de Emas. Curiosas e amistosas, estas simpáticas aves de grande porte, da família dos Nandus, das Avestruzes e dos Casuares, todos já existentes na coleção, vêm completar uma interessante mostra daquele género no parque.

2015-10-01